Expeditions: Uma Jornada no Universo de Scythe

Compartilhe

Jakub Rozalski, o artista por trás do distintivo visual da caixa, imediatamente estabelece a conexão entre Expeditions e Scythe. No entanto, o jogo Expeditions de Jamey Stegmaier não é apenas uma expansão de Scythe – é um jogo independente ambientado no mesmo universo, uma sequência do clássico moderno da Stonemaier Games.

A premissa de Expeditions é que um meteorito maciço caiu na Sibéria. Em nosso próprio universo, isso realmente ocorreu em Tunguska, na Sibéria, em 1908, causando uma explosão de 12 megatons. Em Expeditions, os jogadores são aventureiros, cada um com suas próprias habilidades especiais, acompanhados por animais familiares à maneira de Scythe. No entanto, você descobrirá que algumas das habilidades especiais são mais úteis do que outras. Durante o jogo, você moverá um impressionante mecanismo individual pelo tabuleiro modular, explorando e coletando fichas e cartas que representam vários artefatos, meteoritos e missões.

Além disso, você acumulará “poder” e “astúcia” em uma faixa em seu tabuleiro individual, que precisará usar para atender aos requisitos de algumas cartas de missão e para lidar com a “corrupção” que é revelada durante a exploração. A “corrupção” parece suspeitosamente lovecraftiana, mas, felizmente, Cthulhu ainda não invadiu o universo Scythe. Em Expeditions, a corrupção é, a princípio, um obstáculo que precisa ser enfrentado para desbloquear ações adicionais em um local, e torna-se uma das maneiras de os jogadores marcarem pontos.

Foto: boardseyeview.net

O jogo acomoda jogos solitários (projeto solo de Morton Conrad Pedersen), mas o jogo competitivo é para 2-5 jogadores. As rodadas são geralmente bastante rápidas, pois você geralmente realiza apenas duas das três ações possíveis: mover seu mecanismo até três hexágonos; jogar uma carta de sua “mão” (lado esquerdo de seu tabuleiro) para o lado direito; ou coletar os recursos indicados no local em que você está ou no local para o qual você se moveu. As cartas que você coleta têm um impacto básico quando jogadas (principalmente adicionando ao seu “poder” ou “astúcia”), mas têm um efeito muito mais poderoso quando você tem um trabalhador de cor correspondente colocado sobre elas. Isso significa que você também está procurando coletar os vários trabalhadores em diferentes cores.

Quando as ações corretas são acionadas, as cartas também podem ser guardadas sob o seu tabuleiro (missões no topo, itens à direita e meteoritos na parte inferior). Aqui, eles lhe renderão benefícios durante o jogo ou no final do jogo, mas, principalmente, podem lhe dar algo para se “vangloriar”. Assim como em Scythe, existem várias conquistas (por exemplo, ter quatro meteoritos guardados ou recrutar sete trabalhadores) nas quais você pode colocar uma estrela. No entanto, ao contrário de Scythe, você não pode simplesmente reivindicar a conquista quando a satisfizer – você deve ser capaz de executar a ação de se “vangloriar” de uma conquista, o que geralmente significa realizar a ação de coleta em um dos hexágonos que mostra o ícone da estrela de “vangloriar”.

Deve ser dito que Expeditions é um jogo com muitos detalhes minuciosos e um glossário inicialmente denso de terminologia para você compreender. Mesmo a maneira como você coleta cartas e as coloca em sua “mão” e, em seguida, as ativa, não é imediatamente intuitiva, e você frequentemente encontrará várias condições que podem ser confusas em uma primeira ou mesmo segunda jogada. Dito isso, no entanto, pode ser extremamente satisfatório quando você consegue com sucesso realizar uma série encadeada de ações, com cartas desencadeando benefícios múltiplos.

Este é um jogo com uma enorme pilha de cartas, de modo que mesmo que você as esgote, com os jogadores repetidamente recolhendo as cartas em exibição (frequentemente para a frustração de seus oponentes), é improvável que você veja as mesmas cartas em jogos consecutivos. As cartas são todas diferentes – então há muita mais arte de Jakub Rozalski – todas com habilidades especiais diferentes.

E aí reside o maior obstáculo para jogar Expeditions: o texto da ação nas cartas e os pequenos ícones podem ser difíceis de ler mesmo com a carta em sua “mão”; eles podem ser quase impossíveis de distinguir quando a carta está em uma das cinco posições entre os hexágonos de localização no lado oposto do tabuleiro. E essas cartas vão mudar muito durante o curso do jogo, então espere passar bastante tempo de jogo em pé e se inclinando sobre o tabuleiro, em vez de sentado à mesa. Jogadores mais velhos podem precisar trazer sua própria lupa!

Na verdade, apenas a necessidade de continuar lendo as cartas em constante mudança é um freio para um jogo caso contrário muito rápido. Mesmo com cinco jogadores, você pode esperar jogar Expeditions em 60-90 minutos, como indicado na caixa. Não há interação direta de jogador contra jogador, mas em jogos com mais jogadores, há mais chance de um local para o qual você deseja ir ser bloqueado por um oponente ou da carta que você esperava pegar ser apagada ou roubada por outro jogador, mas quase sempre há muito o que fazer em Expeditions. Mesmo com cinco jogadores, é improvável que você termine com uma jogada “perdida”.

O fim do jogo é desencadeado assim que um jogador coloca sua quarta estrela de “vangloriar”, momento em que todos têm uma última jogada, incluindo o jogador que encerrou o jogo: uma chance para outros jogadores tentarem também colocar sua quarta estrela e aumentar sua pontuação no final do jogo e uma recompensa razoável por ser o jogador que encerra o jogo,

spot_img

Mais Lidas...

Adeus em grande estilo: 10 jogos gratuitos para Xbox 360 antes do encerramento da loja

No ano passado, a Microsoft lançou uma bomba sobre nós ao anunciar que o Xbox 360 Marketplace fecharia para sempre a partir de 29 de julho de 2024, e agora, de alguma forma, estamos a pouco mais de três meses dessa data!

Civil War: Uma Visão Distópica da América em Conflito

"Civil War" estreou mundialmente no festival South by Southwest, onde foi recebido com respostas positivas.

MGM se prepara para relançar serviço de streaming na América Latina em abril

Prepare-se para mergulhar em uma nova era de entretenimento, onde cada tela é uma janela para o infinito das possibilidades.

Como Receber de Graça a Nova Antena Parabólica da TV Digital

Melhore sua experiência com TV digital, solicite a sua antena gratuita agora!

Cacau Show adquire Grupo Playcenter: rumores sobre possível novo parque

Prepare-se para reviver a magia das memórias do Playcenter com o anúncio da Cacau Show, prometendo um novo parque temático que promete encantar gerações.

Os melhores áudiosséries do Brasil: conheça 8 produções que vão te surpreender

Você vai conhecer oito áudiosséries brasileiras que vão te surpreender com histórias de ficção, drama, suspense, humor e fantasia.
- Advertisement -spot_img